Área de Projecto

 

Área currricular não disciplinar que visa "a concepção, realização e avaliação de projectos, através da articulação de saberes de diversas áreas curriculares, em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos".

 

 

Competências especificas

 

- Aprender a resolver problemas, partilhando das situações e dos recursos humanos existentes;

- Desenvolver as vertentes de pesquisa de intervenção, promovendo a articulação dos diferentes conhecimentos disciplinares e não disciplinares;

- Promover a integração de saberes através da sua aplicação contextualizada;

- Desenvolver áreas de expressão (escrita, oral, tecnológica, artística…);

- Valorizar o significado pessoal e social das aprendizagens disciplinares (ligar os conhecimentos às práticas sociais);

- Desenvolver as capacidades de pesquisa, selecção e tratamento da informação;

- Utilizar com eficácia as tecnologias de informação e da comunicação;

- Desenvolver a curiosidade intelectual, o gosto pela investigação, pelo trabalho e pelo estudo;

- Desenvolver competências sociais: a comunicação, o respeito pelos outros, a solidariedade, a cooperação, a autonomia, a negociação, a tomada de decisões, a gestão de conflitos, o respeito por normas e critérios de actuação, a avaliação de processos e de produtos;

- Desenvolver a iniciativa, a persistência, a responsabilidade e a criatividade;

- Aumentar a auto-estima e a autoconfiança;

- Desenvolver a identidade pessoal e colectiva;

- Permitir o desabrochar do potencial de cada aluno;

- Desenvolver as capacidades de auto e hetero-avaliação.

 

Dinâmicas de Aprendizagem

 

Potenciar situações de:

Ø  Identificação de problemas;

Ø  Discussão;

Ø  Reflexão;

Ø  Cooperação;

Ø  Confronto de diferentes pontos de vista;

Ø  Negociação;

Ø  Decisão;

Ø  Integração de saberes;

Ø  Confronto da teoria com a prática;

Ø  Experimentação;

Ø  Pesquisa, selecção, interpretação e organização de informação;

Ø  Interacção oral e escrita;

Ø  Trabalho autónomo;

 

Sensibilizar/ motivar para o trabalho de forma contínua;

Utilizar técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados;

Utilizar materiais e recursos diversificados, adequados à natureza do projecto e da actividade;

Explorar as potencialidades das tecnologias da informação e da comunicação;

Realizar protocolos e parcerias;

Apresentar/ divulgar os resultados/ produtos;

 Implementar a hetero-avaliação;

Implementar a autoavaliação;

Avaliar, de forma contínua, as competências adquiridas/ desenvolvidas/ demonstradas nos processos (individuais e colectivos) e nos produtos.