Área de Projecto
Área currricular não disciplinar que visa "a concepção, realização e avaliação de projectos, através da articulação de saberes de diversas áreas curriculares, em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos".
Competências especificas
- Aprender a resolver problemas, partilhando das situações e dos recursos humanos existentes;
- Desenvolver as vertentes de pesquisa de intervenção, promovendo a articulação dos diferentes conhecimentos disciplinares e não disciplinares;
- Promover a integração de saberes através da sua aplicação contextualizada;
- Desenvolver áreas de expressão (escrita, oral, tecnológica, artística…);
- Valorizar o significado pessoal e social das aprendizagens disciplinares (ligar os conhecimentos às práticas sociais);
- Desenvolver as capacidades de pesquisa, selecção e tratamento da informação;
- Utilizar com eficácia as tecnologias de informação e da comunicação;
- Desenvolver a curiosidade intelectual, o gosto pela investigação, pelo trabalho e pelo estudo;
- Desenvolver competências sociais: a comunicação, o respeito pelos outros, a solidariedade, a cooperação, a autonomia, a negociação, a tomada de decisões, a gestão de conflitos, o respeito por normas e critérios de actuação, a avaliação de processos e de produtos;
- Desenvolver a iniciativa, a persistência, a responsabilidade e a criatividade;
- Aumentar a auto-estima e a autoconfiança;
- Desenvolver a identidade pessoal e colectiva;
- Permitir o desabrochar do potencial de cada aluno;
- Desenvolver as capacidades de auto e hetero-avaliação.
Dinâmicas de Aprendizagem
Potenciar situações de:
Ø Identificação de problemas;
Ø Discussão;
Ø Reflexão;
Ø Cooperação;
Ø Confronto de diferentes pontos de vista;
Ø Negociação;
Ø Decisão;
Ø Integração de saberes;
Ø Confronto da teoria com a prática;
Ø Experimentação;
Ø Pesquisa, selecção, interpretação e organização de informação;
Ø Interacção oral e escrita;
Ø Trabalho autónomo;
Sensibilizar/ motivar para o trabalho de forma contínua;
Utilizar técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados;
Utilizar materiais e recursos diversificados, adequados à natureza do projecto e da actividade;
Explorar as potencialidades das tecnologias da informação e da comunicação;
Realizar protocolos e parcerias;
Apresentar/ divulgar os resultados/ produtos;
Implementar a hetero-avaliação;
Implementar a autoavaliação;
Avaliar, de forma contínua, as competências adquiridas/ desenvolvidas/ demonstradas nos processos (individuais e colectivos) e nos produtos.